• Alfabetização
    n. 1 (2000)

    Identificação de teses e dissertações produzidas durante três décadas sobre a alfabetização e apresentadas em cursos de Pós-Graduação em Educação, Psicologia, Letras e Distúrbios da Comunicação. O relatório está organizado em quatro tópicos. No primeiro, apresenta-se um panorama geral da produção de teses e dissertações, evidenciando-se um progressivo aumento. No segundo, analisam-se as produções acadêmicas segundo os 15 temas identificados. No terceiro, identificam-se e analisam-se os diferentes pressupostos teóricos que as fundamentam. No últimoo, as teses e dissertações são categorizadas segundo os tipos de pesquisa escolhidos pelos autores para o desenvolvimento da investigação. Divulga a relação bibliográfica das fontes identificadas e os respectivos resumos.

  • Educação infantil (1983-1996)
    n. 2 (2001)

    Levantamento da produção científica sobre a educação da criança de zero a seis anos apresentada em programas de pós-graduação em Educação. O relatório, contendo 432 registros com informações bibliográficas acompanhadas de descritores de assuntos e resumos, tem o objetivo de tornar disponível os dados a todos os interessados. A diversidade de assuntos e temas tratados revela as inúmeras possibilidades de abordagens, representando o crescimento da produção e uma consolidação efetiva desse campo na área da Educação.

  • Educação superior em periódicos nacionais (1968-1995)
    n. 3 (2001)

    O "estado do conhecimento" sobre Educação Superior em Periódicos Nacionais (1968- 1995) é resultante de um trabalho de equipe que reúne professores-pesquisadores e seus orientandos, oriundos de universidades das cinco regiões brasileiras, congregados no GT Política de Educação Superior da ANPEd. Este grupo vem, desde o início da década, refletindo sobre as temáticas da educação superior e, mais sistematicamente, a partir de 1996, num projeto integrado CNPq - Universitas/BR - a produção científica sobre educação superior no Brasil, 1968-1995, propondo-se a avaliar e apontar as perspectivas desta produção (periódicos, dissertações/teses e livros).

  • Avaliação na educação básica (1990-1998)
    n. 4 (2001)

    Análise elaborada pela Fundação Carlos Chagas do conteúdo da produção acadêmica sobre avaliação da educação básica existente em 218 artigos de periódicos. Os temas abordados foram: referenciais teóricos e metodológicos da avaliação; avaliação da escola e na escola; avaliação de políticas educacionais; e avaliação de monitoramento. As referências bibliográficas completas dos textos analisados e os respectivos resumos são arrolados no final do estudo.

  • Políticas e gestão da educação (1991-1997)
    n. 5 (2001)

    Divulgação de pesquisa realizada pela Anpae sobre a produção acadêmica alusiva à política e gestão da educação. Foram incorporados à análise 922 documentos distribuídos em 11 categorias temáticas, a saber: escolas / instituições educativas e sociedade; direito à educação e legislação do ensino; políticas de educação: concepções e programas; o público e o privado na educação; financiamento da educação; municipalização e gestão municipal da educação; planejamento e avaliação educacionais; profissionais da educação: formação e prática; gestão de sistemas educacionais; gestão da universidade; e, gestão da escola. Os resultados desta pesquisa são uma contribuição histórica para a academia, para a prática da gestão e para o estabelecimento de políticas de educação comprometidas com a construção da cidadania.

  • Formação de professores no Brasil (1990-1998)
    n. 6 (2002)

    Mapeamento da produção científica - teses e dissertações, artigos de periódicos da área e trabalhos científicos - relativas às categorias temáticas: formação inicial, formação continuada, identidade e profissionalização docente e prática pedagógica. Divulga os resultados da análise, as conclusões gerais, a relação bibliográfica das fontes e os respectivos resumos.

  • Juventude e escolarização (1980-1998)
    n. 7 (2002)

    Análise da produção discente, num total de 296 trabalhos apresentados em cursos de pós-graduação. Os focos temáticos dessa produção concentram-se em dois eixos teóricos: Sociologia e Psicologia. São eles: aspectos psicossociais de adolescentes e jovens; juventude e escola; jovens, mundo do trabalho e escola; jovens universitários; adolescentes em processo de exclusão social; jovens e a participação política; e a pesquisa sobre juventude e temas emergentes.

  • Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998)
    n. 8 (2002)

    Relatório da produção acadêmica discente dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu em educação jovens e adultos. Os 183 documentos analisados foram distribuídos em temas, a saber: o professor; o aluno; concepções e práticas pedagógicas; políticas públicas de educação de jovens e adultos; e educação popular.

  • Educação e tecnologia (1996-2002)
    n. 9 (2006)

    A produção nacional referente ao período de 1996 a 2002 foi identificada aplicando-se dois critérios:

    1) dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação, respectivamente com conceitos 4 (Mestrado) e 5 ou 6 (Doutorado) na avaliação da Capes;

    2) Artigos publicados em revistas classificadas com "Nacional A" no Qualis da Capes. Foram levantados 331 documentos concernentes à educação e tecnologia desde as questões macropolíticas até a focalização das tecnologias aplicadas às áreas de estudo e disciplinas específicas, passando pelas análises dessas aplicações ao contexto escolar globalmente considerado, bem como da sua incorporação às diferentes propostas de educação a distância e de e-learning.

  • Formação de profissionais da educação (1997-2002)
    n. 10 (2006)

    Esta pesquisa dá continuidade à Formação de professores no Brasil (1990-1998), publicada em 2002 (Série Estado do Conhecimento, 6) e a manutenção de algumas categorias de análise permitiu estabelecer comparações entre os dois períodos. Foram levantadas 714 dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação credenciados pela Capes e os conteúdos dos documentos foram analisados considerando-se sete grandes categorias: concepções de docência e de formação de professores, políticas e propostas de formação de professores, formação inicial, formação continuada, trabalho docente, identidade e profissionalização docente, e, revisão de literatura.

  • Currículo da educação básica (1996-2002)
    n. 11 (2007)

    A análise da produção acadêmica sobre currículo baseou-se em 361 teses e dissertações, oriundas de 65 programas de pós-graduação, e 44 artigos de periódicos publicados nas cinco principais revistas científicas de educação. O conteúdo foi examinado quanto a: temática, nível de ensino, foco teórico privilegiado, enfoque teórico explicitado, enfoque metodológico e foco nos componentes curriculares.

  • Ciclos e progressão escolar (1990-2002)
    n. 12 (2013)

    O Estado do Conhecimento sobre Ciclos e Progressão Escolar abrange a produção acadêmica divulgada no Brasil, no período de 1990 a 2002, constituindo um balanço dos estudos realizados sobre o tema, acompanhado de uma base de dados a respeito. No total, estão relacionados 117 títulos, correspondentes a 108 resumos analíticos, que compõem o mapeamento do que se tem produzido na área acadêmica sobre o tema.

  • Formação de Profissionais da Educação (2003-2010)
    n. 13 (2014)

    O volume 13 é continuidade do volume 10 do Estado do Conhecimento (2006). O propósito neste trabalho é revelar o que dizem as 574 teses e dissertações do Estado do  Conhecimento  do  primeiro  período  e  as  284  do  segundo  período,  defendidas  nos  Programas  de  Pós-Graduação  em  Educação  credenciados  na  Coordenação  de  Aperfeiçoamento  de  Pessoal  de  Nível  Superior  (Capes)  e  na  Sócios  Institucionais  da  Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) sobre a Formação de Profissionais da Educação.