Agência de notícias da China, Chengdu, 9 de outubro: escritor Alai: Por que a coisa mais importante sobre literatura ou idioma?
Repórter da Agência de Notícias da China Ele Yanqing
Em 1982, o poema "The Night of Harvest" foi publicado na segunda edição de "New Grass".
Este ano é o 40º ano da criação de literatura alai.Nos últimos 40 anos, o escritor tibetano que saiu da prefeitura tibetana tibetana e de Qiang, Sichuan, continuou a reconciliar a ascensão e queda do sistema de torradas em "poeira ding ding", "círculo de cogumelos" reflete sobre o relacionamento entre Humanos e ecologia de platô, escrevendo nas "nas nuvens", o trauma e a redenção do terremoto de terremoto de Wenchuan foram traduzidos para o oeste em grandes quantidades e ganhou o prêmio de literatura Mao Dun e o Lu Xun Literature Award.
Que impacto da experiência de escrita ocidental nos escritores contemporâneos chineses?Por que Alai declarou publicamente na Universidade de Pequim que "aquelas experiências de escrita de espanhol, francês e alemão devem ser apresentadas em palavras chinesas".Recentemente, o ALAI, vice -presidente da Associação de Escritores Chineses, aceitou uma entrevista exclusiva com a "Pergunta" da agência de notícias da China. resultado da quina com
A entrevista está atualmente gravada da seguinte maneira:
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ALANG: Se a civilização é comparada aos grandes rios, o estudo do Oracle é rastrear a fonte da civilização chinesa.Somente criando palavras as pessoas podem nomear tudo o que sabem e as resumirão e resumirão -as mais tarde.Falamos sobre o mundo, estabelecendo o conceito deste mundo e estabelecendo o sistema ideológico e o sistema de conhecimento de nossa compreensão deste mundo.
Então, vendo o grande rio, não apenas o momento em que você o vê no mar, você deve estar interessado em mais fontes.
Agência de notícias da China: Que impacto a experiência de escrita ocidental tem nos escritores contemporâneos chineses?Por que você acha que a literatura é a coisa mais importante é a linguagem e afirmou publicamente na Universidade de Pequim que "aquelas experiências de escrita de espanhol, francês e alemão devem finalmente ser apresentadas em palavras chinesas"?
ALANG: A China tem um período de tempo, especialmente antes e depois da "revolução cultural", as pessoas estão fechadas para o mundo, mas durante esse período, não apenas o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o conceito de literatura e arte também está se desenvolvendo, e o A nova expressão de romances e novas idéias também está produzindo.
Na década de 1980, a reforma da China e a abertura desmontou as barreiras da cultura.Nossa geração lê as obras literárias do mundo e expôs a muitas coisas que eu não conhecia antes, novas idéias, novas expressões ou novos gêneros de arte.Esses trabalhos trazem muita inspiração, começamos a escrever sob essa inspiração e esse impacto. resultado da quina com
Mais tarde, mas rapidamente percebemos que tudo deve ser "localizado", porque se trata de histórias e da experiência chinesa, e há emoções chinesas por trás disso. problemas.É um problema que queremos expressar, cognição e emoções e o tom estrangeiro.
A experiência chinesa e as histórias chinesas estão em chinês.No passado, frequentemente prestamos atenção à experiência ocidental e à experiência mundial, mas como integrá -lo ao nosso idioma, existe de fato um processo de conversão complexo no meio.Portanto, depois de abrir o horizonte, depois de enfrentar o mundo, retorne à sua origem.É o caso dos escritores ou de qualquer chinês.
De fato, existem muitas experiências de "transformação" na história chinesa.No final da dinastia oriental Han, havia uma era de uma tradução mestre das escrituras budistas nas dinastias Wei, Jin e Sul e do Norte.Os mestres deram aos índios antigos em sânscrito e as escrituras budistas eram finalmente chinesas.O que é?Durante o processo de tradução, deixe -o chegar à maior extensão nas palavras e idiomas chineses.
Desde o final da dinastia oriental de Han, até a dinastia Tang, os chineses passaram centenas de anos para completar esse processo de sinicização do budismo.O núcleo fundamental do budismo é como expressar esse tipo de pensamento de fora, visão de mundo do exótico e usar palavras e linguagem chinesas para expressar a expressão mais apropriada. resultado da quina com
Hoje, enfrentamos um mundo novo, como absorver os resultados da civilização ocidental e até a civilização mundial nesse idioma.A literatura é expressa principalmente através da retórica e da linguagem como a ferramenta mais básica.Neste momento, não deve estar fechado para dizer "o Ocidente não é importante", mas "como fazer chinês é mais importante".
De onde vem a experiência da sinicização?A China tem sua própria história de literatura.Neste momento, a pesquisa sobre o idioma chinês e a melhoria de sua expressão se tornaram um trabalho muito importante.
Repórter da Agência de Notícias da China: Na sua opinião, qual é a diferença entre a literatura leste e oeste?A literatura chinesa tem uma longa história, mas a rica expressão da linguagem é refletida principalmente na poesia e na prosa, e a linguagem da literatura narrativa é relativamente fraca.Quais são as razões por trás dessas diferenças?
ALANG: As maiores semelhanças da literatura oriental e ocidental são expressar a pessoa.O núcleo da literatura é humano, vontade humana e emoções humanas.A poesia está relacionada a emoções, devido à turbulência da emoção, não apenas a um ponto de vista subjetivo.Os filósofos têm opiniões, historiadores e espectadores, mas são mais baseados na expressão racional, mas a literatura começa com as letras e começa com a turbulência emocional.
A literatura narrativa ocidental é mais desenvolvida, mas relativamente falando, sua poesia não é tão boa quanto a China.A riqueza da expressão da língua chinesa é refletida principalmente na poesia e na prosa, muitos romancistas chineses leem mais literatura estrangeira.
Na era da globalização, se o início da globalização econômica, a globalização da cultura começou desde o movimento de 4 de maio.Nós os aprendemos se eles tiverem forças, leia mais romances estrangeiros.Da mesma forma, nos tempos modernos, muitos poetas estrangeiros aprenderam poesia da China, especialmente poesia desde a dinastia Tang.Porque a cultura é um processo de referência e comunicação entre si e depois rico.
Repórter da Agência de Notícias da China: Seu "Dust Ding Ding", "Cogumelos Círculo" e "Clouds" e outros trabalhos foram traduzidos em uma variedade de texto publicado no exterior.Quais são as mesmas diferenças entre seus leitores e leitores ocidentais e quais são as diferenças entre a atenção deles às obras literárias?
ALANG: Romance de poesia, este poema não se refere apenas à poesia, em certa medida refere -se a todas as obras literárias.Os trabalhos literários estão se movendo por emoções.Para o exemplo mais simples, assistimos "Jane · Love", se o romance é bom, a casa onde os britânicos vivem no começo não é o mesmo que o de nós, e as roupas que vestimos são diferentes das roupas clássicas chinesas verá alguns deles.Isso é o mesmo no leste e no oeste.
Portanto, a atenção dos leitores no Oriente e o Ocidente ainda é emocional.Se existe uma característica comum dos trabalhos clássicos em chinês antigo e moderno na história da literatura, é a riqueza das emoções humanas e o papel de construir idéias sólidas.(sobre)
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ALAI, Tibetano.Nascido no condado de Malkang, no distrito de Aba Tibetano, na província de Sichuan, em 1959, ele se formou na Universidade Normal de Malcon.Ex -editor, editor -in -Chief e presidente da revista "Science Fiction World" de Chengdu, vice -presidente da Associação de Escritores Chineses, presidente da Associação de Escritores de Sichuan e diretor do Comitê de Literatura Minoritário da Associação de Escritores Chineses.Os principais trabalhos incluem: o romance "Dust Ding Ding", "Epic Machine Village Epic" (Sexta Figura) "King of Gesar", "Fighting", "In the Clouds", Poetry Collection "Eliga River", coleção de romances "The the the sangue dos anos antigos "" Artistas de prata ao luar ", prosa longa" as escadas da terra "," o país ideal da grama e das árvores ", etc.Em 2000, o romance "Ding Ding Ding" ganhou o "Quinto Mao Dun Literature Award"; 2018, "" Mushroom Circle "venceu o" Sétimo Prêmio de Literatura Lu Xun Award "; em 2019," O Instituto de Nuvens "venceu o prêmio" Five One Project "Excelless Works para o Departamento de Propaganda Central.
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