Autor: Tang Liuyang
Existem mais empresas de borracha e empresas de pneus nos dois lados da estrada em alta velocidade.
O Condado de Guangrao é afiliado à cidade de Dongying, Shandong, e o Nordeste está à beira da Baía de Bohai Laizhou.Embora o Condado de Guangrao não seja grande, ele tem uma posição extremamente única e importante na indústria de pneus da China.Há um ditado na indústria chinesa de pneus, chamada The World Pneus Watching Shandong, e os pneus de Shandong olham para Guangrao.Desde 2005, a produção de pneus da China excede os Estados Unidos e cerca de metade deles se originou de Shandong.Portanto, Guangrao também é conhecido como "capital dos pneus" da China.
No entanto, há mais de 30 anos, havia poucas empresas de pneus no condado de Guangrao.Naquela época, toda a indústria de pneus na China também era muito fraca e estava tecnicamente atrás da Europa e dos Estados Unidos.
O enorme prelúdio soou pela fábrica de tubos de borracha da rural de Guangrao.Nos anos 90, os proprietários da fábrica de tubos de borracha cheiravam profundamente o crescimento da demanda por pneus de carro e usaram o equipamento do tubo de plástico para produzir pneus de carro.Mais a seguir, estão chegando, aproveitando o mercado com baixo custo.
Posteriormente, após a reforma da China e abrindo e ingressando na OMC, o mercado automático chinês inaugurou os "ouro 20 anos" de 1 milhão a 30 milhões de veículos.O pergaminho da indústria de pneus chineses também se desenrola.
Nos 10 anos iniciais, as empresas de pneus privadas e estrangeiras influenciaram intensamente, e a China percebeu a transformação de países fracos em grandes potências para grandes potências; No mercado doméstico no mercado doméstico.
O contraste de um conjunto de dados mostra as mudanças na indústria de pneus da China.Em 2006, um total de 16 empresas na China entrou nas 75 principais empresas de pneus globais, mas a receita total de vendas de 16 empresas representou apenas 4%dos 75 melhores.Em 2023, um total de 36 empresas na China entrou nas 75 principais empresas de pneus globais, e a soma da receita de vendas aumentou para 20%da receita total de 75.
Além do otimismo, as empresas de pneus chinesas ainda são grandes, mas não fortes.Algumas pessoas de empresas de pneus de financiamento estrangeiro acreditam que as empresas de pneus chinesas têm o custo de menor proteção ambiental e investimento em P&D, e a competitividade de custos é insustentável.
"Com a indústria automobilística chinesa superando o Japão em 2023 para se tornar a primeira exportação mundial, a indústria chinesa de pneus passou no investimento acumulado de P&D e talento, atualizações de tecnologia e equipamentos, construção de marcas e canais, fábricas e fusões e aquisições no exterior, e e aquisições e aquisições e aquisições e aquisições, e a aquisições e a aquisições, e a marca Definitivamente estará em pneus globais.
Century do pneu
A história dos pneus de automóvel do meu país pode ser rastreada até 1934. A fábrica de borracha da Greater Chinese de Xangai, que produz sapatos de borracha e pneus de bicicleta, viu as perspectivas de demanda dos pneus de carro e o risco de pneus importados após o início da guerra.Com a ajuda de equipamentos japoneses e trabalhadores técnicos japoneses, a fábrica de borracha da Grande China de Xangai construiu uma fábrica na China para produzir os primeiros pneus de automóveis domésticos e o nomeou "Double Money", que completou o avanço dos pneus de automóveis do zero no meu país.Na véspera da guerra anti -japonesa, a fábrica de borracha da Grande China de Xangai tinha 4 fábricas e 3 matérias -primas, e a capacidade de produção de pneus de carro atingiu 30.000. betano x bet365
Desde então, os pneus de borracha na fábrica de Plilling de Qingdao Tongtai, Xangai e Guangzhou, como a fábrica de Tongtai Plill, Shanghai e Guangzhou, se juntaram às fileiras da fabricação de pneus de carros em mais de 200 fábricas de borracha. .
No entanto, com o surto da guerra, a justa moderna indústria de pneus automotivos foi severamente danificada.Não foi até o estabelecimento da Nova China que a indústria chinesa de pneus reapareceu.
Após a fundação da Nova China, a indústria chinesa de pneus inaugurou a segunda rodada de desenvolvimento.Sob a construção geral do período da economia planejada, meu país construiu empresas de pneus como a Huarin Rubber Factory, a fábrica de borracha Qingdao, a fábrica de borracha Yinchuan, a fábrica de pneus Henan, a fábrica de borracha Chongqing, a fábrica de borracha Guizhou, a fábrica de borracha Taiyuan.As empresas de pneus chinesas se recuperaram rapidamente e expandiram -se, formando a escala de mais de 600 empresas de pneus.
Em 1982, a produção anual de 500.000 pneus meridianos de passageiros introduzidos pela fábrica de borracha de Shanghai Zhengtai de Magzler, Alemanha.
No entanto, com o tempo, os problemas como o gerenciamento rígido provocam o planejamento da produção tornaram -se cada vez mais proeminentes.Embora o número de empresas de pneus chinesas seja grande, elas geralmente são "diversas, caóticas, fracas e pequenas".Assim como a empresa de automóveis daquele ano, as empresas de pneus também realizaram uma forte reforma, incluindo a transformação do sistema conjunto e a introdução de investimentos estrangeiros.
Nos anos 90, chegou a onda de reforma e abertura, e as empresas de pneus privadas e estrangeiras chegaram. As fábricas de pneus de propriedade do estado em Yantai, Rongcheng, Weihai e outros lugares em Shandong foram alteradas para empresas privadas.
Nos anos 90, também estava alcançando a economia chinesa, e o transporte movimentado estava ocupado, trazendo enormes instalações frontais e substituição da demanda do mercado de pneus.Após o surto do mercado de carros de passageiros chineses.Em 2009, as vendas de carros da China haviam crescido rapidamente para 10 milhões de unidades e, em seguida, alcançou rapidamente um avanço de 200 milhões e 30 milhões de veículos.
Ao mesmo tempo, a China ainda é um dos mercados mais baixos e mercados de baixo custo da indústria global de pneus, e fábricas de pneus estrangeiros como a Michelin estão se esforçando para entrar na China.Empresas estrangeiras não apenas trazem investimentos e fábricas, mas também trazem novas experiências técnicas e de gerenciamento, cultivam um grande número de talentos para as empresas de pneus locais chinesas e impulsionam o progresso de todo o sistema industrial.
A partir desta fase, as empresas de pneus chinesas estão em flores completas e empresas estaduais, com financiamento privado e de financiamento estrangeiro, competindo pela concorrência. .Em 2005, a China formou uma variedade de especificações de produtos com sistemas industriais completos e completos. .
Desde então, os pneus chineses sofreram impactos como excesso de capacidade e casos de seguro especiais nos Estados Unidos, mas ainda mantêm um rápido crescimento.De acordo com os dados do Shangpu Consulting Group, o tamanho do mercado de pneus chineses em 2023 deve atingir 80 bilhões de dólares, representando 34,8%do tamanho do mercado global de pneus; , representando 42,2%da produção total de pneus globais.
Comparado com os gigantes dos pneus na Europa, América, Japão e Coréia do Sul, as empresas de pneus chinesas apresentam as seguintes características. Geralmente, produzem principalmente pneus de passageiros. betano x bet365
No entanto, as características industriais únicas da China também trouxeram uma enorme vantagem: empresas locais de pneus comerciais, como lobos, quase forçaram as empresas de pneus estrangeiros a "forçaram" o mercado chinês e matar o quarteto nos mercados estrangeiros.
Varrer tudo a um preço baixo
Há duas razões principais para a Guangrao se tornar a "capital dos pneus" na China.
O Guangrao fica perto do campo de petróleo Shengli.Desde a década de 1980, Guangrao confia nas necessidades do campo petrolífero de Shengli e se transformou na maior base de produção de tubos de borracha do país até os anos 90.
Com o surgimento do tubo de PVC, o tubo de cola é substituído gradualmente e a capacidade de produção está ociosa.Em meados da década de 1990, a demanda por veículos agrícolas aumentou.Em 1994, algumas empresas de tubulação de cola em Guangrao começaram a transformar e produzir pneus automotivos.
Zhu Yuncheng, presidente da Dongying Haoyu Rubber Co., Ltd., disse a repórteres que 80%das empresas de pneus de Guangrao se transformaram em tubos de borracha de produção, e a maioria deles experimentou os pneus oblíquos de veículos agrícolas de produção a veículos comerciais obliquamente e veículos comerciais Curso Meridian Tires.
Com a orientação e o apoio de municípios industriais, mais e mais pessoas de Guangrao começaram a estabelecer fábricas de pneus."Eu só tinha 10 milhões na época. Os líderes da autoridade competente chegaram ao meu escritório para mobilizar, dizendo que" as condições condicionais são necessárias, não há condições para criar condições e o banco emprestará 900 milhões para me fazer cansar dos pneus. .
Em menos de 10 anos, Guangrao se transformou em uma importante base de produção e exportação de guardanapos no país, bem como o maior cluster da indústria de borracha.De acordo com informações públicas, em 2009, 37 empresas de pneus de borracha acima da escala do condado de Guangrao atingiram 37 anos, e o total de ativos atingiu 19,4 bilhões de yuan. O modelo de desenvolvimento exclusivo do cluster exclusivo da indústria de pneus Childnight e foi nomeado o primeiro lote de aglomerados industriais pequenos e médios de tamanho corporativo na província de Shandong.
Wang Feng disse que, nos 20 anos desde os anos 90, era uma era de deitar e ganhar dinheiro.Uma das principais razões para a grande demanda por pneus locais na China é o preço baixo.Outro exemplo é que um pneu de caminhão de marca estrangeira custa 3.000 ~ 4.000 yuan/peça, enquanto o preço dos pneus domésticos é de apenas cerca de 900 ~ 1200 yuan.
O modelo de desenvolvimento de pneus de Guangrao foi rapidamente copiado por outras cidades de Shandong, bem como o Delta do Rio Yangtze e as empresas do Delta do Rio Pearl.Juntamente com as vantagens do comércio exterior nas áreas costeiras, um grande número de fábricas de pneus aumentou. betano x bet365
Deve -se ressaltar que, desde os anos 90, várias empresas de pneus de financiamento estrangeiro, como Michelin, Gutidy, Pride, Sumitomo e Han Tai, invadiram a China em uma joint venture.No entanto, sob a ofensiva de baixo custo dos pneus da China, as empresas estrangeiras perderam sua participação acionária de veículos comerciais. betano x bet365
Em setembro de 2023, a Pulititong emitiu o "Aviso de Fechamento dos Negócios de Apoio aos Pneus Comerciais da China".Pulititong disse que, diante de desafios como a recuperação do mercado de pneus de veículos comerciais e a falta de demanda no mercado internacional, a produção e as vendas de pneus de carros comerciais na China na China diminuíram, especialmente os negócios de apoio foram bastante impactado.A empresa realizou muitos esforços internos para otimizar a capacidade de produção e reduzir custos, mas o efeito não é esperado e ainda não mudou a situação.Com base nisso, a Puliti decidiu fechar as vendas de apoio de veículos comerciais chineses em 31 de dezembro de 2023.
Este é o negócio de pneus do carro de passageiros Huaka depois que a fábrica de Huizhou estiver fechada.E este não é o primeiro investimento estrangeiro no mercado de pneus de veículos comerciais chineses.Já em 2017, Youke Homa interrompeu a produção de pneus no carro de passageiros da Suzhou Factory Card.Em 2018, os pneus Jinhu pararam de produzir pneus de passageiros de cartões na China e só produziram e venderam pneus de passageiros.Em 2022, a Sumitomo Rubber (China) Co., Ltd. e a Dunlop Tire Sales Co., Ltd., emitiram o "Aviso no Integrated Dunlop's Tire China Business". parou.
"Podemos comprar 2 ou até três pneus domésticos em um pneu. Mesmo que a resistência à abrasão de seus pneus únicos seja um pouco, os dois ou três podem adicionar uma quilometragem mais longa. Não podemos combater isso". completamente incapaz de lutar.
Ele disse: "Marcas financiadas por estrangeiros prestam atenção à segurança, qualidade, conforto, sustentável e o custo de uso de todo o ciclo de vida. No entanto, as condições nacionais da China são motoristas ou frotas consideram caminhões como materiais de produção. O fenômeno é muito sério, e a resistência à abrasão e o desempenho da carga dos pneus são muito altos.
Cao Hu disse que, embora a empresa continue melhorando o desempenho da carga dos pneus, a realidade é que o proprietário sempre carrega as mercadorias muito além da capacidade de design, resultando no custo de três pacotes de reivindicações e é difícil ganhar dinheiro.
Zhang Shan, outra pessoa de gerenciamento de pneus financiada pelo exterior, acredita que as empresas de pneus locais da China têm 4 vantagens. é a substituição de equipamentos domésticos de fabricação.
"A maioria das empresas de pneus chinesas faz de 1 a 100 coisas, raramente faz de 0 a 1. Há uma grande lacuna nas reservas de tecnologia patenteadas e na tecnologia de pontas principais. Por exemplo, o custo do custo está no mercado de veículos comerciais e não está disponível No mercado de carros de passageiros.
Embaralhar e fugir
"Olhe para a estrada da porta. No passado, os dois lados da estrada estavam cheios de fábricas de pneus, até que o sul da empresa química foi bloqueada pela empresa química. De 2015 a 2020, a alavancagem foi morta". Na janela do escritório, no 4º andar de Wangcun, disse Wang Feng a repórteres.
Sob a ajuda de capital de crédito, a indústria de pneus chineses é rolada de doméstica para o exterior em níveis baixos e modelos de vendas de baixo custo.No entanto, os bons tempos não duraram muito.Entre eles, o esquema a seguir é recomendado para a China em 2009Os produtos dos pneus são impostos a tarifas: 55%no primeiro ano, 45%no segundo ano e 35%no terceiro ano.Em 2014, a decisão final da dupla anti -investigação decidiu impor 116,33%da taxa de imposto anti -subsídio e 87,99%de taxa de imposto anti -redução dos produtos de pneus chineses.
Os dados públicos mostram que, desde que os Estados Unidos cobram um alto imposto "duplo anti" sobre alguns pneus chineses em 2015, a proporção de pneus exportados para os Estados Unidos em meu país diminuiu de 20%em 2014 para 7,6%em 2022, com um Valor anual de exportação de 4 bilhões de yuans O dólar caiu para cerca de US $ 1 bilhão.
A União Europeia também lançou uma investigação de duplo documental sobre os pneus dos passageiros chineses em 2017. A decisão final decidiu impor uma taxa de imposto anti -redução de 0,37%a 36,89%dos produtos de pneus chineses e a taxa de subsídio anti -subsídio de 3,75 %a 57,28%.Os produtos de pneu na guerra sino -americana também foram incluídos na lista de tarifas, e empresas relacionadas foram impostas 25%das tarifas punitivas.
O duplo anti -Europa e os Estados Unidos aumentaram a crise de excesso de capacidade em pneus domésticos.Entre eles, a Shandong Yongtai Rubber Co., Ltd. (a seguir denominada "Yongtai Rubber"), uma vez ficou em 32º lugar entre os 75 melhores da indústria global de pneus, e foram as dez principais empresas do país.
Uma pessoa que trabalhou em Yongtai Rubber disse a repórteres que a falência de Yongtai estava envolvida principalmente na "interconexão e proteção mútua". A empresa não paga dinheiro depois de solicitar um empréstimo do banco, outras empresas membros do consórcio precisam assumir a responsabilidade da empresa de reembolso.Ele acredita que as mudanças na política têm um enorme impacto na operação de empresas de pneus.
Desde então, as autoridades competentes tomaram a iniciativa de promover o ajuste da estrutura da capacidade.Em 2019, muitas cidades de Shandong, como Jinan, Qingdao e Tai'an, anunciaram a lista de "pretendem fechar e eliminar um lote", a maioria das quais são empresas de borracha de pneus. .Em abril de 2021, a província de Shandong emitiu o plano de ação "três resolutos" (2021-2022) "na província de Shandong.No segundo semestre de 2023, a província de Shandong emitiu o "catálogo orientador do desenvolvimento do projeto High -nd Tire Foundation (edição 2023)" solicitou que os departamentos relevantes controlassem estritamente o projeto e interrompem resolutamente os projetos de pneus de baixo end que são não no intervalo de diretório de orientação.De acordo com as estatísticas da mídia, nos últimos quatro anos, os pneus de Shandong eliminaram pelo menos 40 milhões de capacidade de produção e mais de 100 empresas que fecharam a falência.
Em 2015, os Estados Unidos emitiram a decisão final de dupla investigação em carros de passageiros e pneus de carimbo de luz exportados por empresas chinesas.Em frente a isso, empresas de pneus domésticas, como pneus cilíndricos, pneus requintados, borracha Zhongce, Mori Kirin e Star Double Qingdao foram para o mar para estabelecer fábricas para evitar o impacto das tarifas.Este ano, a China Chemical Group Corporation adquiriu a marca italiana bem conhecida "Pirelli" pela primeira vez em fusões e aquisições, entrando no mercado alto e estabelecendo um precedente no setor.
No entanto, os Estados Unidos, a Europa e os Estados Unidos investigam os pneus no Vietnã e na Tailândia.Mas, por outro lado, as fábricas de pneus tailandesas e do Vietnã ainda têm as vantagens das taxas duplas anti -táxis.Por exemplo, a segunda fábrica estrangeira do pneu Tyun se estabeleceu no Camboja, e os pneus de Linglong começaram a construir bases sérvias desde 2019. Depois que a Sen Kirin também implantou a Espanha e o Marrocos no exterior fábricas após a fábrica tailandesa.
Ao mesmo tempo, a ascensão dos novos veículos energéticos da China criou oportunidades históricas de desenvolvimento para empresas de pneus locais.Nos últimos anos, os pneus de carro de passageiros da China sempre tiveram duas características.
A China New Energy Vehicle quebra o monopólio duplo de marcas de financiamento estrangeiro em participação de mercado e mercados de alto valor, e as empresas de pneus chinesas que são apoiadas por elas também brilham no mercado de pneus de carros de passageiros.
Tomando pneus Linglong como exemplo, no terceiro trimestre de 2023, os pneus Linglong representaram quase 24%do mercado geral de novas instalações de apoio à energia. Os quartos do melhor excederam 4 milhões.Os pneus de Linglong foram equipados com novos modelos de energia de muitas fábricas de automóveis convencionais na China, incluindo Geely, Byd, SAIC -GM Wuling, Renault Nissan, Honda, etc.
Vale a pena mencionar que o modelo de entrada nos mercados de alto nível e no exterior por fusões e aquisições encontrou muitos desafios, incluindo a inércia de pensamento, conflitos culturais, diferenças nos modelos operacionais e interesses dos pequenos acionistas entre as duas culturas. Essência
Yang Yan experimentou todo o processo de aquisição química chinesa de Pirelli e ativos subsequentes e integração de negócios, experimentou o processo de pneus de platina sólida sendo adquirida pela Solidar e também experimentou a operação da Jinhu China após a aquisição de Jinhu de Jinhu.Ele disse aos repórteres que a motivação e o objetivo inicial de diferentes aquisições eram diferentes, mas através da integração para produzir sinergia e melhorar a competitividade do setor, é o mesmo para realizar o valor -acrescentado dos níveis de negócios e capital.
"Não há dúvida de que a integração de fusões e aquisições é o caminho de desenvolvimento correto. No entanto, a necessidade de talentos internacionais, a estrutura de governança corporativa adequada e a profundidade do gerenciamento, o equilíbrio de globalização e localização, força fixa estratégica e equilíbrio entre elasticidade tática. "Yang Yang Yang." Yang Yang. "Yang diz.
Vários objetos entrevistados acreditam que o desempenho e a qualidade dos produtos de pneus chineses, como Linglong, Racing etc. não são mais fracos que as empresas européias e americanas, mas a fraca reputação de pneus domésticos afetou as empresas ascendentes das empresas de alta qualidade da China.
"Assim como Qingdao Snowflake integrando a cervejaria no país, os pneus devem ser os mesmos. Essa também é a experiência do sucesso no Ocidente".
(Wang Feng no texto, Zhangshan, Cao Hu como pseudônimo)
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