O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência
Abstract
Analisa o trabalho da Comissão Nacional de Literatura Infantil (CNLI), instituída pelo ministro Capanema em 1936, no governo do então presidente Getúlio Vargas, a fim de oferecer subsídios para adoção de medidas e criação de projetos que favorecessem a formação de leitores nas escolas brasileiras da época. Tendo por base o arquivo privado de Gustavo Capanema disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas, em especial os documentos relativos à CNLI, a pesquisa revela que havia, no âmbito da Comissão, certa tensão entre a crítica a uma compreensão ingênua de literatura ( doxa ) e a aceitação tácita do discurso científico e utilitarista da literatura (a busca pela objetividade). Além dessa polarização, percebe-se também o surgimento de uma crítica incipiente aos produtos da indústria cultural e sua influência na formação de leitores. Recorreu-se ao referencial teórico de Adorno e Horkheimer para compreender aspectos relacionados à cultura de massa, à racionalidade técnica e à sociedade.Downloads
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Published
14-04-2016
How to Cite
FRITZEN, C.; CABRAL, G.; CAROLA, C. O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 97, n. 245, 14 Apr. 2016.
Issue
Section
Estudos
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