Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes

  • Maria Helena Dias-da-Silva Unesp - Faculdade de Ciências e Letras Araraquara

Abstract

Discute questões relativas às séries finais do ensino fundamental e trata de resultados de uma pesquisa colaborativa universidade­escola, visando fomentar o desenvolvimento profissional dos professores. A pesquisa foi realizada em escola pública do interior do Estado de São Paulo. Visando refletir sobre as contradições e os dilemas presentes no dia a dia dos professores, procurou-se analisar com os docentes, ao longo dos períodos letivos, alternativas pedagógicas viáveis em seu contexto de trabalho. Situações foram levantadas e analisadas, e o trabalho mostrou a importância de se considerar e, ao mesmo tempo, analisar colaborativamente a sabedoria docente com os professores e problematizá-la, incluindo contribuições teóricas e de pesquisa. Estes são passos imprescindíveis para enfrentar os dilemas profissionais docentes e transformar práticas. Fundamental é repensar em processo, repensar em contexto.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
31-08-2011
How to Cite
DIAS-DA-SILVA, M. H. Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 92, n. 231, 31 Aug. 2011.
Section
Estudos