Práticas discursivas de objetivação e subjetivação no dispositivo da educação integral: identidades e resistências docentes

Palavras-chave: dispositivo da educação integral; práticas de objetivação e subjetivação; professores(as); identidades; resistência.

Resumo

Neste trabalho, tenho como objetivo discutir o processo de des/re/construção de identidades de sete professores(as) da área de Linguagens de um Centro de Ensino de Período Integral de Goiás, partindo de seus dizeres-vivências e de suas estratégias de resistência no dispositivo da educação integral (DEI), por meio das práticas discursivas de objetivação e subjetivação. Fundamentada na perspectiva de análise do discurso foucaultiana, com base nos conceitos de discurso e dispositivo, bem como nos estudos culturais de identidade, a pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista, sendo delineada como um estudo de caso centrado em uma instituição de ensino médio de período integral de Goiânia, Goiás. As técnicas de geração de dados utilizadas na investigação foram: a) questionário socioeconômico e de perfil profissional; b) narrativas sobre os dizeres-vivências dos(as) professores(as) na educação integral de período integral; e c) entrevista semiestruturada com sete perguntas relacionadas ao contexto de atuação e de vida, bem como aos sentimentos experimentados nessa modalidade educacional. Por meio das análises, percebi que os(as) professores(as) ocupam diversas posições-sujeito no interior do DEI, principalmente por estarem mais tempo na escola e com os(as) estudantes. Por isso, acabam ocupando funções que não fazem parte de suas atribuições (pai, mãe, responsável, psicólogo). Desse modo, objetivados(as) e subjetivados(as) pelos discursos que permeiam o DEI, subjetivam-se como são e constroem práticas de resistência em um constante movimento de construção, desconstrução e reconstrução de suas identidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Milhomem de Moura , Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Óbidos, Pará, Brasil.

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Publicado
08-07-2024
Como Citar
MILHOMEM DE MOURA, R. Práticas discursivas de objetivação e subjetivação no dispositivo da educação integral: identidades e resistências docentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5866, 8 jul. 2024.
Seção
Estudos