Formação docente e busca por sentido na rede pública educacional brasileira

Palavras-chave: formação de professores; Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento; projeto de vida

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre a formação docente com base em resultados de uma pesquisa, na área de Psicologia da Educação, que desenvolveu formação continuada junto a 13 educadores da rede pública do município de São Paulo-SP. A pesquisa investigou as representações desses professores sobre a profissão docente e possíveis mudanças e conservações nessas representações após a formação. Neste estudo, apresentamos os resultados da análise das narrativas de uma das participantes. As análises foram realizadas qualitativamente, com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, tendo como suporte o conceito de projetos de vida. Os resultados mostraram que a formação mobilizou (des)(re)construções a respeito do que é ser professor e do lugar que a docência ocupa em seus projetos de vida, apontando ainda para a indissociação entre essas representações. Por fim, defende-se um processo formativo para os educadores que inclua, também, seus projetos de vida e considere seu florescimento enquanto seres humanos completos.

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Biografia do Autor

Rafaela Bolsarin, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Valéria Arantes, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona (UB). Barcelona, Catalunha, Espanha.

Publicado
02-10-2024
Como Citar
BOLSARIN, R.; ARANTES, V. Formação docente e busca por sentido na rede pública educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5947, 2 out. 2024.
Seção
Estudos