A constituição do escolar e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia

Palavras-chave: cartografia; escola; pandemia

Resumo

Este artigo traz resultado de pesquisa realizada em 2021 com professoras da educação básica das redes estadual e municipais de ensino de Mato Grosso, cujo objetivo foi cartografar “o escolar”, seus movimentos em tempos de pandemia e como veio a ser constituído fora do espaço-tempo da escola, ao utilizar tecnologias digitais para criar condições de encontro, aprendizagem, afetos e devires. Um questionário com perguntas abertas e fechadas, encaminhado via Google Forms, foi respondido por 407 professoras de escolas urbanas, do campo, indígenas e quilombolas de todas as regiões de Mato Grosso. Apresentam-se cartografias de escolas com base na narrativa de professoras sobre o escolar, sua materialidade e sua desterritorialização. Foram produzidas nuvens de palavras para criar círculos de convergência entre as narrativas e realizar as análises, tendo como intercessores principais Deleuze e Guattari, Larrosa, Masschelein e Simons, Vasconcellos-Silva e Araujo-Jorge. Concluiu-se pela necessidade de tecer “elogios à escola”.

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Biografia do Autor

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Luciene Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dimas Santana Souza Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
23-08-2024
Como Citar
MACIEL CASTRILLON MALDONADO, M.; NEVES, L.; SANTANA SOUZA NEVES, D. A constituição do escolar e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5764, 23 ago. 2024.
Seção
Estudos